Nova Prata - quinta, 25 de abril de 2024
Logo
Geral Nova Prata - RS, 10/04/2014 - 11:23 por Jornal Popular
Uma UTI à espera de mão-de-obra
A unidade local supriria uma das maiores dificuldades do atendimento médico-hospitalar de urgências.

Leitos para a UTI foram adquiridos

Há anos, a direção do Hospital São João Batista (UTI), entidades e municípios da região se empenham em atingir a viabilidade da instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade local supriria uma das maiores dificuldades do atendimento médico-hospitalar de urgências.

Da adequação de espaço à vontade política, da cedência de equipamentos ao credenciamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foram inúmeros encontros, abaixo-assinados, muitas explicações e interpretações equivocadas.

Hoje, o espaço destinado à UTI no hospital local está concluído, em conformidade com as normas da ANVISA. Algumas camas foram recém adquiridas. Os equipamentos necessários estão instalados e alguns estão sendo utilizados nas emergências do Pronto Atendimento.

Espaço adequado para 10 leitos aguardam por 24 técnicos em enfermagem (que já devem ter experiência de intensivista), um médico intensivista por turno, enfermeiras padrão, além de profissionais de outras especialidades relacionadas ao atendimento específico. É na falta de disponibilidade de mão-de-obra que emperra a efetiva instalação da UTI no Hospital São João Batista.

"A demanda por mão-de-obra na parte técnica da enfermagem é muito maior que a oferta", explica Madalena Cassol Lima, superintendente do HSJB. A boa notícia é que o Colégio Aparecida voltou a oferecer o curso de Técnico em Enfermagem, mas até que os profissionais estejam qualificados, o tempo mínimo é de dois anos.

Mais de um nascimento por dia

Nova Prata – A média mensal de nascimentos registrada no Hospital São João Batista, no ano de 2013, é de 31 crianças na Maternidade Sant’Ana do Hospital São João Batista. Do total, 37 nascimentos ocorreram de parto normal e 335 por parto cesário, sendo que o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu a 24 partos e 142 cesarianas. Os demais nascimentos foram através de convênios, planos de saúde ou particular.

Pronto Atendimento

Mais de 32 mil pessoas foram atendidas no Pronto Atendimento em 2013.

Nova Prata – Os números exibidos na tela do computador do Hospital São João Batista impressionam. As informações específicas do Pronto Atendimento 24 horas chegam ao total de 32.087.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidas 22.639 pessoas, atendimentos a pacientes de municípios não conveniados foram 534; 1.186 foram atendidas em caráter particular; através de convênios (planos de saúde) 7.434 pessoas buscaram os serviços do plantão médico e foram prestadas 1.294 gratuidades (pessoas sem cobertura do SUS ou de convênios). As internações no ano passado no HSJB somam 3.050, sendo 1.566 pelo SUS e 1.484 por convênios ou particulares.

Atualmente o hospital disponibiliza no total 71 leitos, dos quais 43 destinados ao SUS, além dos sete leitos na Observação do Pronto Atendimento.

Clínica de Oncologia na HSJB

Uma área de 255,41 m2 do Hospital São João Batista (HSJB) foi reformada e adequada às exigências técnicas para receber em breve, uma clínica de oncologia.

"Esse é mais um investimento do HSJB para atender a demanda regional, os serviços serão terceirizados", comenta a superintendente Madalena Cassol Lima.

A previsão para o início da instalação da clínica está prevista para o segundo semestre, considerando que os móveis estão em processo de cotação de preços para posterior execução.

Veja Mais Fotos:

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital