Nova Prata - quinta, 18 de abril de 2024
Logo
SOBRE O JORNAL POPULAR
O Jornal Popular - Empresa Jornalística Ltda. com sede em Nova Prata, foi fundado em 16 de junho de 1989, data em que circulou com sua primeira edição em Nova Prata e na região. Os sócios-fundadores foram: Carlos Alberto Zancan (Caco), Cláudia Valéria Graff e Mário Valdir Vivan. Mário Vivan retirou-se da sociedade em 15.02.1991. Compõe a Diretoria: Carlos Alberto Zancan (Comercial) e Cláudia V. Graff (Administrativa). O Jornal tem periodicidade semanal, com circulação às quintas-feiras. O formato é tablóide (5 colunas x 35 cm). O sistema de impressão é off-set, sendo produzido nas rotativas da Empresa Jornalística Pioneiro S.A., do grupo RBS, em Caxias do Sul.

O Jornal Popular circula atualmente em 13 municípios da região: André da Rocha, Cotiporã, Fagundes Varela, Guabiju, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Protásio Alves, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata. Possui uma tiragem média de 1.500 exemplares por semana. Os leitores são na maioria assinantes, mas o jornal pode ser encontrado em bancas também. Desde sua fundação, a sede do jornal é no prédio do Círculo Operário Pratense, localizado na Rua Presidente Vargas, nº 542, caixa postal nº 31, CEP - 95.320-000, Nova Prata, Rio Grande do Sul. O jornal possui os seguintes telefones para contato: (54) 3242.1907 (fax), 6932/2872/6920/2384. O e-mail é jornal@jornalpopular.com.br.

O Jornal Popular iniciou suas atividades em uma pequena sala no prédio do Círculo Operário Pratense, com três escrivaninhas e uma máquina de escrever comum. À medida em que foi crescendo, de forma rápida, trocou de sala e se instalou no mesmo local onde atualmente possui sua sede. No passado, o jornal Folha da Serra localiza-se no mesmo local e, foi deste periódico quinzenal, que os três sócios iniciais do JP tiveram origem.

A intenção desde o início era montar um jornal imparcial, com circulação regional e que desse oportunidade a todos os segmentos da sociedade - um jornal “popular”! - que além da visão regional, tinha seu foco voltado para a Educação, a Cultura e às questões ambientais. Inicialmente, os textos produzidos em Nova Prata eram digitados em Bento Gonçalves e o jornal era montado em Nova Prata, com impressão no jornal Pioneiro, em Caxias do Sul. Uma verdadeira maratona!

Com a aquisição de equipamentos de informática - o Jornal Popular foi uma das primeiras empresas de Nova Prata e da região a ter computador - o trabalho passou a ser feito em Nova Prata (digitação de textos, diagramação), mas a impressão continuou sendo feita no Pioneiro e, posteriormente, no jornal Folha de Hoje, também em Caxias do Sul. Com o fechamento do Folha de Hoje, os trabalhos de impressão voltaram ao Pioneiro. Por uns tempos, buscando redução dos custos de impressão, esse trabalho ocorreu na Gráfica Imperial, de Passo Fundo. Há vários anos, todo o trabalho de redação, montagem, diagramação e arte-final é feito em nossa redação, com modernos equipamentos de informática. A impressão, porém, continua no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul.

Passados cerca de 25 anos de sua fundação, o Jornal Popular continua convícto de seus ideais, ou seja, é um jornal produzido em Nova Prata, mas com o foco voltado exclusivamente para assuntos da região, integrando 13 municípios através da notícia e fazendo a história de nossos tempos.

Jornal Popular

Rua Presidente Vargas, 542 - Caixa Postal 31

Nova Prata/RS - CEP: 95320-000

Email: jornal@jornalpopular.com.br

Fone/Fax: (54) 3242 1907

cardume.net
agência digital